Cirurgias

Abcesso Palpebral

Sobre

Abcesso Palpebral é o acúmulo localizado de pus num tecido, formando uma cavidade delimitada por uma membrana de tecido inflamatório (membrana piogénica). O líquido purulento que a preenche se forma em virtude da desintegração e morte (necrose) do tecido original, micro-organismos e leucócitos.

Um abscesso, se volumoso, deve sofrer intervenção cirúrgica com o objetivo de aliviar os sintomas e favorecer sua cura. Para drenar um abscesso, o médico deve acessar sua parede para libertar seu conteúdo. Um abscesso de maiores dimensões, pós a drenagem, deixa um amplo espaço vazio (espaço morto), e sofrerá cicatrização por segunda intenção.

Indicação

Para pessoas que possuem um abscesso, podendo ser grande e volumoso

Orientação

Costuma ser necessário o uso temporário de drenos artificiais.

Calázio

Sobre

O calázio é uma inflamação causada pela obstrução da glândula de Meibômio, localizada nas pálpebras e responsável pela produção da secreção sebácea que lubrifica os olhos. Quando isso acontece, a gordura produzida pela glândula começa a se acumular, formando uma saliência semelhante a uma espinha, chamada de lipogranuloma gorduroso.

Trata-se de lesão crônica que pode apresentar-se como um cisto, tanto na pálpebra superior quanto na inferior. É mais comum que o nódulo apareça na parte superior, devido à maior quantidade de glândulas sebáceas ali presentes.

O calázio é facilmente confundido com o terçol. No entanto, são duas condições diferentes. Enquanto o terçol é resultado de uma infecção bacteriana, o calázio é decorrente da inflamação das glândulas de gordura, não causada por micro-organismos.

Indicação

A cirurgia de calázio é indicada nos casos em que o quadro se repete com muita frequência e/ou naqueles em que a resposta aos tratamentos caseiro e clínico não foi positiva – especialmente se o nódulo crescer o suficiente para causar incômodo, provocar alterações na visão ou até mesmo modificar a estética do paciente a ponto de afetar sua auto estima.

Orientação

Durante o pós-operatório, o paciente deve manter o tratamento com colírios, pomadas e compressas por um período determinado pela equipe médica. Deve-se evitar também o uso de lentes de contato e maquiagem por, pelo menos, três a quatro dias, para não correr o risco de infecções e inflamações.

Cirurgia de Catarata

Sobre

A cirurgia de Catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. Consiste na retirada do cristalino (lente natural do olho), para implante de uma lente intraocular.

Indicação

A cirurgia de Catarata é indicada para todos os estágios da doença. Quanto mais cedo for descoberta, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação durante o procedimento.

Orientação

Caso o paciente sinta dor, apresente olho vermelho ou qualquer outro desconforto após a cirurgia, o médico deve ser comunicado imediatamente. O acompanhamento pós-operatório e as consultas agendadas devem ser seguidos à risca.

Cirurgia de Estrabismo

Sobre

A cirurgia para correção de estrabismo restabelece o equilíbrio entre as forças dos músculos oculares externos, reposicionando o globo ocular. O procedimento corrige o desalinhamento e, quando possível, restaura a visão binocular.

Indicação

Indicada para todos os casos de desalinhamento ocular que prejudiquem a capacidade funcional ou estética do paciente.

Orientação

• O paciente não deve realizar esforço físico ou frequentar ambientes com água (piscina, sauna e mar) nos primeiros 20 dias após a cirurgia.
  • A aplicação de colírio de corticoide e antibiótico é necessária no período indicado pelo médico.

Os pontos são feitos com material especial e absorvível, e devem cair espontaneamente em aproximadamente 20 dias.

Cirurgia de Glaucoma

Sobre

A cirurgia de glaucoma tem como objetivo diminuir e controlar a pressão ocular, evitando o aumento das lesões no nervo óptico. Consequentemente, ajuda a preservar a acuidade visual.

Indicação

A cirurgia é indicada para os casos em que a pressão ocular não consegue ser controlada com o uso de medicamentos.

Orientação

Após o procedimento, o paciente deve ter cuidados básicos de higiene e usar colírios, conforme orientação médica, por aproximadamente 30 dias.

Mesmo após uma cirurgia bem-sucedida, o acompanhamento deve ser contínuo e permanente, pois o glaucoma é uma doença crônica.

Exérese de Tumor Palpebral

Iridectomia

Plástica Conjuntiva

Plástica Ocular e Estética

Sobre

O processo de envelhecimento da pele inicia-se em torno dos 30 anos e é acentuado entre os 45 e 50 anos. Este é o melhor momento para realizar a cirurgia de Plástica Ocular e Estética, especialidade responsável pela reparação do olho e de suas estruturas externas: pálpebras, cílios e supercílios.

Indicação

Além dos fatores estéticos ligados à idade, a cirurgia também é indicada para corrigir imperfeições de nascença, para pessoas que sofreram traumas, após cirurgias em que há necessidade de se retirar uma porção do olho ou em casos de biópsia.

Pterígio

Sobre

O pterígio é uma degenerescença da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. Por esta razão, muitas vezes, os doentes referem-se ao pterígio como uma espécie de “carne crescida nos olhos” ou simplesmente, “carne nos olhos”.

Indicação

Devido a vários sintomas que podem ser mais ou menos exuberantes de acordo com a evolução da doença, o pterígio pode ser assintomático (sem sintomas) e assim não alertando da necessidade dos cuidados necessários para não complicações da saúde ocular. Entre os sintomas mais comuns:

• Sensação de corpo estranho no olho;
  • Visão turva;
  • Comichão no olho;
  • Sensação de queimadura.

Um pterígio numa fase avançado pode causar olhos vermelhos e inflamação no olho.

Orientação

Usar de oclusor no olho operado durante os dois primeiros dias (48 horas), é fundamental para prevenir possíveis riscos de infeção. Repouso por alguns dias também é necessário para eficácia do tratamento.

Reconstrução da Pálpebra

Retirada de Corpo Estranho

Retratação Palpebral

Sondagem das Vias Lacrimais

Suturas

YAG Laser

WeCreativez WhatsApp Support
Aproveite e marque sua consulta. Temos a maior e melhor equipe de médicos para cuidar da saúde dos seus olhos.
👋 Seja bem-vindo(a), como podemos ajudar?